Pai Velho – Entrudo Tradicional de Lindoso 2016

Search form

Quer ser visto por milhares de pessoas todos os dias?

Cartazes

Pai Velho – Entrudo Tradicional de Lindoso 2016
Ponte da Barca

 

Pai Velho – Entrudo Tradicional de Lindoso
06, 07 e 09| 
Local: Lindoso
Comemoração tradicional do Entrudo que tem lugar nas terras de Lindoso, do Domingo Gordo à Terça-feira de Carnaval. Neste magnífico cenário das terras altas, tem lugar o cortejo todo ele engalanado que transporta o Pai Velho, percorrendo os lugares para que o povo se junte à Festa e celebre os dias de Carnaval.

Quem é este Pai Velho? Uma espécie de despedida do Inverno e o acolhimento à Primavera que está a chegar? Recordação das festas dos "loucos medievais", colocando um ponto final ao tempo de excessos que precedem a Quarta - Feira de cinzas? O rito da fecundidade estimulado por uma nova seiva que vai surgir após as longas noites do solstício do Inverno?
 
O cerimonial mantém-se quase com os mesmos ingredientes medievos que encontramos na "Vaca das Cordas", ou na "Procissão do Corpo de Deus", em Monção com a tradição do Boi Bento, do Carro das Ervas, do Dragão e do S. Jorge, ou na Senhora D'Agonia com os seus Gigantones e Cabeçudos. Cumpre-se a tradição em Terras do Lindoso, sempre na época do Entrudo, nos lugares de Castelo e de Parada. Em dias de Domingo Gordo e Terça - feira de Carnaval.