Festas de São Bartolomeu Ponte da Barca 2016 - Programa e Cartaz

VISITE-NOS

Quer ser visto por milhares de pessoas todos os dias?

19
Jul

Artigos

Festas de São Bartolomeu Ponte da Barca 2016 - Programa e Cartaz

Programa das Festas 2017

Romaria de S. Bartolomeu volta, entre os dias 19 e 24 de agosto, a ser o centro polarizador de milhares de pessoas

Capital das Rusgas Populares anunciou, hoje, em conferência de imprensa, a inauguração de um monumento a fazer jus a este estatuto e apresentou o cartaz e a programação da Romaria

Um monumento às rusgas com inauguração marcada para o dia 19 de agosto, o primeiro dia das festas, na Praça da República, é apenas uma das novidades deste ano. Mantendo o enfoque na tradicionalidade e nos fatores distintivos da Romaria, Ponte da Barca anunciou várias novidades para a edição 2016 da Romaria de S. Bartolomeu. Um concurso de montras engalanadas para a Romaria pretende aumentar a envolvência do comércio tradicional ao mesmo tempo que torna mais atrativa a visita à sede do concelho. Este concurso inspira-se na tradição secular de colocar franjeiros nas janela e colchas à passagem do cortejo e procissão, gestos que o Município Barquense espera que se mantenham.

A simbologia do cartaz deste ano remete para as várias gerações que vivem e sentem intensamente, ainda que cada uma à sua maneira, a Romaria de S. Bartolomeu. Uma romaria que nas palavras do autarca Barquense, Vassalo Abreu, “é de todos e para todos, vindos de todo o concelho, a que se juntam os muitos conterrâneos espalhados pelo mundo e de milhares de forasteiros, da região e de outros locais do país, que visitam o concelho nesta semana festiva. Vêm pela gastronomia, pelo divertimento, mas sobretudo pelo ambiente caraterístico e acolhedor, quase familiar, da Romaria”.

A última novidade anunciada prende-se com o projeto”Ó Meu S. Bartolomeu” que tendo como horizonte uma eventual candidatura da Romaria de S. Bartolomeu a Património Imaterial da Humanidade pretende, durante a semana em que decorrem as festividades, recolher entrevistas aqueles que queiram deixar o seu depoimento, antigo ou recente, e com isso adensar a recolha que está a ser feita para memória futura.

Conheça Aqui o Programa das Festa: 

 

O primeiro dia das festas, dia 19, tem início com a abertura da Feira das Tasquinhas dinamizadas, na sua grande maioria, pelas associações do concelho, e que volta a ser ponto de encontro, de conversas e sabores gastronómicos. Esta feira será aliás alvo de animação constante por parte de vários grupos de folclore locais e de outros vindos de países como França e Andorra. O folclore terá, contudo, a sua expressão máxima com o Festival Terras da Nóbrega, na praça com o mesmo nome, e com a atuação de oito grupos do concelho.

No sábado 20 pelas 21.30h decorre, no Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais, o concurso de melão casca de carvalho. A noite é ainda marcada pelo 29º aniversário da Rádio Barca e pelos vários espetáculos musicais programados.

No domingo 21 comemora-se o 81º aniversário dos Bombeiros Voluntários e por isso há lugar a uma programação especial. As crianças têm, a partir das 15h, o seu espaço na Praia Fluvial com a já habitual festa da criança que este ano conta com algumas novidades. Ao mesmo tempo decorre no Campo do Libório o Torneio de Jogo da Malha. À noite os focos viram-se para a praça Terras da Nóbrega com a atuação da banda Costa Rica e do famoso cantor David Carreira, ambos com entrada gratuita, a prometer muita animação já que David carreira tem o condão de cativar e conquistar o público.

A segunda feira 22 começa bem cedo com a salva de morteiros, seguida da missa em honra a S. Bartolomeu. A noite promete encher a Praça da República para escutar os dez “cantadores” e “cantadeiras” que vão preencher o palco com os cantares ao desafio.

Na terça-feira o destaque vai para a Feira do linho e para o desfile do mesmo pelas ruas da vila, que culminará com a entrega de prémios no Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais. O dia 23 reserva, como facilmente se intui, um dos pontos altos da Romarias com a saída do Cortejo Etnográfico e com as freguesias a exibir, com orgulho, aquilo que de melhor têm para mostrar. Espetáculos musicais na Praça da República e na Praça Terras da Nóbrega a par do desfile de centenas de rusgas, não fosse Ponte da Barca a Capital das Rusgas Populares, tornam esta noite na mais longa da festa. A sessão de fogo de artifício junto ao Rio Lima é o coroar de uma noite certamente memorável.

O último dia da Romaria e aquele que encerra um cariz mais religioso, sendo que tal como referiu a Vereadora da Cultura, Turismo e Desporto, Sílvia Torres, ”A Romaria de S. Bartolomeu conjuga de forma harmoniosa o sagrado e o profano e é isso que faz com que ela seja uma romaria inter-geracional”, começa com salva de morteiros, grupos de Zés Pereiras e da parte de tarde as bandas de música. Pelas 17h tem lugar a missa solene em honra de S. Bartolomeu (sendo esta uma pequena alteração em relação aos anos anteriores já que costumava realizar-se da parte da manhã) seguida da majestosa e imponente procissão em honra do Santo Apóstolo.
Nada falta para que o S. Bartolomeu 2016 volte a afirmar-se como uma das grandes Romarias do Minho e do país.

share div

gosto