Sabia que o criador da famosa francesinha é minhoto?

VISITE-NOS

Quer ser visto por milhares de pessoas todos os dias?

26
Oct

Artigos

Sabia que o criador da famosa francesinha é minhoto?

O criador da francesinha foi Daniel David da Silva, natural de Terras de Bouro. Este emigrou para a França e  conhecia bem a cozinha francesa, estando na base da francesinha as receitas de croque-madame,  de croque-monsieur e, sobretudo, o molho welsh rarebit, conhecido por ser picante.

Abrantes Jorge, proprietário do Restaurante Regaleira, fundado em 1933, na Rua do Bonjardim, era um apaixonado do seu petisco em França e convenceu-o a vir para Portugal oferecendo-lhe sociedade no restaurante, e assim a francesinha começou a sua história no Porto, em 1953.

 

 

Quando chegou à Invicta, descobriu que as mulheres eram demasiado discretas para o que estava habituado, andando muito tapadas e sendo muito reservadas. "A mulher mais picante que conheço é a francesa", dizia Daniel, e de francesinha batizou o petisco.

Em abril de 2011, a AOL Travel, o megasite americano de viagens e turismo, considerou-a entre as 10 melhores sanduíches do mundo.

No início de 2015, o site britânico The Culture Trip, elegeu a francesinha como um dos petiscos imperdíveis da Europa. A sanduíche de carnes inventada no Porto, com as suas camadas de queijo derretido, bife, salsicha fresca e outros enchidos. “É uma refeição pesada de proporções épicas, servida com uma generosa pilha de batatas fritas, mergulhadas num molho de marca registada”, escrevem.

Fonte: http://expresso.sapo.pt/

share div

gosto