As 4 barragens de Vieira do Minho

VISITE-NOS

Quer ser visto por milhares de pessoas todos os dias?

12
Feb

Artigos

As 4 barragens de Vieira do Minho

Em Vieira do Minho existem quatro barragens: a barragem do Ermal, a da Caniçada, a de Salamonde e a de Venda Nova. Já as conhece a todas?

Caniçada

A Barragem da Caniçada que deu origem à Albufeira com o mesmo nome, tem como finalidade principal a produção de energia eléctrica. Pode ser visitada a bordo do barco turístico O Brancelhe. As viagens turísticas realizam-se de julho a setembro, todas as quartas-feiras pelas 11h00 e domingos às 17h00. O local de embarque é na freguesia da Ventosa, a 500 metros da ponte de Rio Caldo. 

Ermal

A Barragem do Ermal é alimentada pelo Ave e foi construída em 1938. A área envolvente dispõe de excelentes condições para a prática de desportos aquáticos como ski aquático através do teleski, gaivotas e canoas.

Salamonde 

Situada entre as serras da Cabreira e do Gerês, a Barragem de Salamonde entrou em funcionamento em 1953 e é alimentada pelo curso de água do rio Cavado.

Venda Nova

Localizada na zona de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, a Barragem de Venda Nova oferece uma paisagem que prende e seduz qualquer um. Entrou em funcionamento em 1951 e é alimentada pelo curso de água do rio Rabagão.

share div

gosto