A Aldeia da Indonésia onde se dança o Vira!

VISITE-NOS

Quer ser visto por milhares de pessoas todos os dias?

11
Feb

Artigos

A Aldeia da Indonésia onde se dança o Vira!

Na Indonésia fica uma aldeia onde a alma portuguesa não morreu e perpetuou-se na língua, na música e nas tradições, uma vez que se dança o vira e se canta em português.

Venham conhecer a históra da aldeia Tugu, esta que fica a poucos quilómetros da antiga Batávia, atual Jacarta, na Indonésia, mais precisamente na ilha de Java. 

Quando os holandeses conquistaram Malaca, Cochim, Ceilão, etc, os portugueses foram feitos escravos e transportados em grande número para outras possessões holandesas, como a Indonésia e até para a África do sul. 

A comunidade de Tugu (Tugo ou Toegoe) tem sido reportada desde o século XVIII. A grande particularidade desta comunidade era o seu português. Segundo dados recentes, o ultimo falante de um crioulo indo-português do tipo próximo dos crioulos de Ceilão e do sino-malaio) morreu em 1978, no entanto a comunidade continua a manter vivas muitas particularidades típicas da indo-portugalidade: gastronomia, religião (catolicismo), música do dia a dia.

Vejam a reportagem que se segue, que é de uma televisão indonésia e deixem-se contagiar pelos sentimentos  Tugus relativamente a Portugal. 

 

share div

gosto