O castelo do Livramento leva-nos a sonhar.

VISITE-NOS

Quer ser visto por milhares de pessoas todos os dias?

23
Nov

Artigos

O castelo do Livramento leva-nos a sonhar.

O monte designado de "castelo de Aboim", situa-se cerca de 700 metros para Sudeste da pequena aldeia de Ventozelo. 

 

 
O acesso faz-se  a partir da aldeia de Ventozelo, onde se chega pela estrada municipal que, de Ponte da Barca, faz ligação às freguesias de Sampriz e Azias.

Fortificação "cabeça de terra" e residência senhorial, o castelo da Nóbrega respondia bem às preocupações estratégicas da época em que foi fundado, mas acabou por ser superado a partir do século XIV, no seu papel militar, pelo castelo fronteiriço do Lindoso. Pelo menos a partir do século XV também se diluiu a sua importância administrativa civil, progressivamente substituída pela da vila da Barca. Em 1527 estava ermo, não se documentando ocupação posterior. O castelo foi construído no topo de um imponente maciço granítico que se eleva na margem esquerda do rio Lima, a mais de 750 metros de altitude, de onde se desfruta de uma ampla e bela panorâmica sobre os vales dos rios Lima e Homem.

 

Aí, sobrepondo-se às ruínas de um antigo, conservam-se vestígios de uma cerca de planta sub-circular, que envolveria uma torre-fortim central implantada no topo das massas rochosas e da qual apenas se identificam os rasgos correspondentes ao alicerçamento. Pelas características construtivas e planimétricas trata-se de uma fortificação que cumpre os padrões da arquitectura militar medieval de tipologia românica.

share div

gosto