Os 8 castelos do Minho! Conhece-os a todos?

VISITE-NOS

Quer ser visto por milhares de pessoas todos os dias?

02
Sep

Artigos

Os 8 castelos do Minho! Conhece-os a todos?

Os castelos são fortificações cheias de história e neles somos levados pela nossa imaginação para outra época. De repente, encontramo-nos cercados pelo inimigo e estamos a combater dentro daquelas muralhas. Alguns estão em ruínas, outros bem recuperados e integrados na vida moderna.

Portugal está repleto de excelentes castelos para visitar e reviver o passado, deixamos-vos uma lista com os 9 castelos do Minho:

1- Castelo de Guimarães

O Castelo de Guimarães foi construído no século X para proteger o mosteiro que era frequentemente atacado pelos Mouros.

2- Castelo de Póvoa de Lanhoso

Edificado num maciço rochoso do Monte do Pilar, a sua construção não se deve à vontade de nenhum rei, com é comum, mas sim ao arcebispo de Braga, por volta de 1071, para defesa da sede episcopal.   

 

3-  Castelo de Faria

As Ruínas do Castro e Castelo de Faria situam-se num promontório do Monte da Franqueira, no concelho de Barcelos, bem no verdejante norte de Portugal. 

4- Castelo de Arnóia

Castelo de Arnoia, também conhecido como Castelo dos Mouros ou Castelo de Moreira, ergue-se na povoação e freguesia de Arnóia, no concelho de Celorico de Bastos, Distrito de Braga.

5- Castelo de Castro Laboreiro

O castelo de Castro Laboreiro,localiza-se na vila e freguesia de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço, está construído no alto de um monte, a 1 033 metros acima do nível do mar, com difícil acesso, integrado no Parque Natural da Peneda-Gerês, numa região que tem vestígios da ocupação humana desde a pré-história.  

6- Castelo do Lindoso

O Castelo de Lindoso localiza-se na freguesia e lugar de Lindoso, concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo. Em posição dominante na Serra Amarela, sobre a margem esquerda do Rio Lima, este castelo foi erguido de raiz, na Idade Média, com a função de vigia, defesa e marco de soberania da fronteira.

 

7- Castelo de Vila Nova de Cerveira

 

Castelo de Vila Nova de Cerveira localiza-se na freguesia e vila de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo. Sentinela da linde norte, delimitada pelo curso do Rio Minho, ergue-se na sua margem esquerda, fronteiro à Espanha, cobrindo a linha defensiva do Alto Minho, no trecho compreendido entre a foz do rio, na altura de Caminha e a Vila de Melgaço.

8- Castelo de Melgaço

Mandado construir por D. Afonso Henriques, por volta de 1170, o castelo de Melgaço tinha como função a defesa da fronteira do Alto Minho. Localiza-se  na freguesia de Vila, concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.

share div

gosto