Sabe porque se come bacalhau na véspera de Natal?

VISITE-NOS

Quer ser visto por milhares de pessoas todos os dias?

07
Dec

Artigos

Sabe porque se come bacalhau na véspera de Natal?

Não é pescado nas costas portuguesas, mas está praticamente em todas as consoadas. Cozido, “com todos”, no forno, com broa, o bacalhau é sinónimo de Natal.

Quando é que começou exactamente a tradição em Portugal não se sabe com rigor. Mas a relação dos portugueses com o bacalhau seco é fortíssima: Portugal é o maior consumidor de bacalhau do mundo, sendo responsável por 25% do consumo global.

Por isso, no dia 24 de Dezembro, em vários países, em fusos horários diferentes, portugueses em Portugal e emigrados estarão a comer bacalhau e a associar o acto, mesmo que de forma inconsciente, à tradição. 

A tradição nasceu porque a véspera de Natal era um período de abstinência de carne, uma vez que esta significava o pecado, a luxúria e portanto a véspera de Natal era também um dia de purificação até à meia-noite.

A popularidade estará ainda ligada ao facto de o bacalhau se ter ancorado na refeição “mais importante do ponto de vista familiar em Portugal”. Deu-lhe a importância social que tem hoje, transformando-o num alimento icónico.

Adaptado do jornal público

share div

gosto